Produção da Cerveja

Cervejas

Podemos descrever, de maneira interessante, a produção da cerveja segundo os procedimentos que estão no livro Cervejas, Brejas & Birras (Beltramelli, Ed. Casa da Palavra). O processo pode ser explicado mais ou menos assim:

Junte uma quantidade de malte e moa de forma a abrir os grãos sem destruí-los totalmente. Isso é importante, pois a casca atua na filtragem do mosto antes do início da fermentação. Depois, o malte moído vai para uma panela com água quente, na qual deve ser mexido até atingir o ponto desejado.

img1

Disponível em: https://goo.gl/G5Ci7X.

O líquido resultante, chamado de mosto, precisa ser filtrado e fervido por uma hora. Durante a fervura, os lúpulos devem ser adicionados. Após o tempo de fervura, o mosto é resfriado e transferido para um recipiente fechado. Em seguida, deve-se adicionar o fermento à mistura, e deixá-la descansando por alguns dias, até que pare de borbulhar. Por fim, é feito o envasamento da sua cerveja, filtrando-a ou não. Simples assim, como qualquer receita culinária.

Obviamente, o processo caseiro não retrata o que é feito nas cervejarias industriais – ou mesmo nas artesanais. Tecnicamente as etapas de um processo de produção de cervejas são as seguintes:

  1. Maltagem: transformação do cereal (normalmente cevada ou trigo) em malte;
  2. Moagem do malte;
  3. Brassagem: preparação do mosto;
  4. Fervura: cozimento e tempero do mosto;
  5. Resfriamento;
  6. Fermentação: etapa onde as leveduras entram em ação;
  7. Maturação: período de descanso e finalização da cerveja;
  8. Filtração;
  9. Pasteurização;
  10. Envase;

Ainda, como dica final, eu recomendo a visita a uma cervejaria. Quem tiver a oportunidade, vá, pois é uma experiência muito enriquecedora!

Distillery

Disponível em: http://goo.gl/LPN76u.

Compartilhe
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on RedditShare on LinkedInEmail this to someone

Notícias

Breve Histórico da Cerveja – Parte 1

No Brasil o assunto “cerveja” ganhou relevância no cenário gastronômico atual, e, para a grande maioria dos brasileiros, a bendita »

VEJA MAIS

Escolas cervejeiras

Hoje, quando se pretende estudar sobre cervejas, logo se pensa em partir para conhecer os estilos. Porém, antes disso, é »

VEJA MAIS