Porcelanas ou cerâmicas? E um sim para a padronização!

Dicas

Porcelanas ou cerâmicas? Veja as vantagens de cada uma delas antes de tomar a decisão de qual material comprar para o seu estabelecimento.

As porcelanas possuem um alto percentual de quartzo em sua composição – em média 30% da composição da porcelana. Sendo assim sua porosidade é próxima de zero, o que também leva a ser praticamente zero o acúmulo de resíduos de alimentos mesmo após lavagens e muita utilização. Além disso, por serem queimadas em temperatura mais alta do que a cerâmica, elas são mais resistentes, mesmo sendo mais leves e menos espessas. Com isso, elas facilitam também o dia a dia dos garçons e chefes, justamente por reduzir o peso que estes últimos têm que carregar.

img2

Louças de cerâmica parecem pesadas e mais rústicas, justamente por conta da sua espessura maior

Tanto porcelanas quanto cerâmicas requerem atenção no que diz respeito ao seu uso no microondas e na lava-louças, pois somente alguns modelos podem ser utilizadas nesses aparelhos. Observe que especialmente os produtos que possuem decoração com componentes metálicos não devem ser usados nesses dispositivos.

Apesar das porcelanas aparentarem ser mais sofisticadas, por conta do preço um pouco mais elevado, sua durabilidade é muito maior do que a das cerâmicas, sendo isso um fator determinante na hora de escolher entre um ou outro material.

Note como louças de porcelana aparentam ser mais sofisticadas justamente por conta da sua espessura mínima

Note como louças de porcelana aparentam ser mais sofisticadas justamente por conta da sua delicadeza e baixíssima espessura

Porém, independentemente da escolha, é importante ter as louças do hotel padronizadas. Isso ajuda na hora da reposição das peças, além de passar mais profissionalismo à imagem do hotel.

Um ponto relevante é que muitas marcas possuem a Linha Profissional, que é uma classificação para produtos mais resistentes e de fabricação contínua. Assim, a reposição pelo mesmo item e modelo passa a ser possível por um período maior tempo.

O ideal é que as louças sejam da cor branca e sem decoração, pois isso transmite ao cliente uma ideia de organização e limpeza, além de tornar mais agradável a apresentação dos pratos.

Caso o seu estabelecimento opte por louças decorativas ou coloridas, atente-se à combinação e ao estilo do local, pois elas devem ser agradáveis e não podem destoar do ambiente.

Por isso, nossa dica é: Padronize para porcelanas brancas que não tem erro!

img3

Observe como louças coloridas, apesar de bonitas, são mais difíceis de combinar com os pratos. É preciso habilidade para tal.

Todas as imagens aqui incluídas estão sob licença Creative Commons.

Compartilhe
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on RedditShare on LinkedInEmail this to someone

Notícias

Hoteis Temáticos

Cada vez mais hotéis ao redor do mundo estão apostando em temas para chamar a atenção de novos hóspedes e »

VEJA MAIS

Programa de fidelização com os clientes

Saiba que mais importante do que atrair novos clientes é trazer clientes antigos de volta ao seu hotel. Hóspedes fiéis, »

VEJA MAIS