A hierarquia na cozinha

Dicas

Na hora de contratar os funcionários encarregados somente da cozinha do restaurante é preciso entender que existe uma hierarquia para cada funcionário e cada um deles é encarregado de uma função diferente.

Nem todos os restaurantes têm essa quantidade de funcionários, isso depende do porte de cada estabelecimento, mas é bom entender cada detalhe para que não ocorram erros.

O Chef de Cozinha: É o profissional que coordena, organiza e controla o serviço da cozinha, além de elaborar o cardápio e cuidar da execução dos pratos. Ele é o responsável principal por tudo o que acontece neste ambiente do restaurante.

O Subchefe de Cozinha: Serve como assistente ao chef, responsável por ficar de olho na execução dos pratos e pelo treinamento dos funcionários.

O Auxiliar de Cozinha: Serve como ajudante dos cozinheiros em diferentes funções e obrigações na cozinha.

img1

Disponível em: https://goo.gl/qHQXR7.

O Boulanger: É o cozinheiro responsável pelos pães, popularmente conhecido como padeiro. É responsável pela preparação de diversos tipos de pães.

O Garde Manger: É o responsável por elaboração de pratos e molhos frios, saladas, preparação de marinadas, limpeza de carnes/frangos/peixes, entre outras.

O Rôtisseur: É o especialista no preparo de carnes, aves e peixes. Precisa conhecer muito sobre a preparação desses alimentos e é responsável por elaborar os pratos grelhados.

O Poissonnier: É o cozinheiro responsável pelos pratos feitos com peixe, moluscos, crustáceos e frutos do mar em geral.

O Entremétier: É o cozinheiro de acompanhamentos, como massas, sopas, legumes, ovos, entre outros.

O Saucier: Responsável pela criação de molhos, salteados e braseados, como pratos de entradas, ensopados ou com carne.

O Patissier: É especializado na criação de sobremesas quentes, frias e pratos doces. Coordena toda a equipe de confeiteiros e ajuda em preparações auxiliares.

 O Tournant: É função dada ao profissional com conhecimento em diversas áreas da cozinha, pois sua função é substituir cozinheiros nos diferentes setores em seus dias de folga ou em caso de ausência.

O Aboyeur: Responsável pela função de garantir a organização das comandas, evitando atrasos na hora de entregar o prato. Este funcionário é o meio campo entre a cozinha e o salão, conferindo e coordenando a saída dos pratos, conferindo se está frio, se não está faltando nada, se o prato chega à mesa certa, dentre outros.

O Plongeur: É o encarregado da organização e limpeza da cozinha, com a responsabilidade de cuidar de toda a higienização do ambiente, dos equipamentos e utensílios.

img2

Disponível em: https://goo.gl/L5AwWO.

Imagem destacada disponível em: https://goo.gl/oT0lcj.

 

 

Compartilhe
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on RedditShare on LinkedInEmail this to someone

Notícias

Como elaborar um cardápio de café da manhã

O café da manhã é a refeição mais importante do dia e um dos pontos que mais geram curiosidade nos »

VEJA MAIS

Programa de fidelização com os clientes

Saiba que mais importante do que atrair novos clientes é trazer clientes antigos de volta ao seu hotel. Hóspedes fiéis, »

VEJA MAIS