Como elaborar um cardápio de café da manhã

Dicas

O café da manhã é a refeição mais importante do dia e um dos pontos que mais geram curiosidade nos hóspedes.

O hotel tem que ter por objetivo servir o café com qualidade, quantidade e variedade. Afinal, ao superar as expectativas do cliente, o dono do hotel faz com que o seu serviço ocupe um lugar de destaque na memória de seus hóspedes, sendo lembrado por eles toda vez que precisarem optar por um hotel.

Além disso, a criatividade do hoteleiro em elaborar uma boa apresentação do buffet é essencial, pois isso seduz o cliente, induzindo-o a se servir e ter uma experiência agradável logo no início do dia. Decoração com flores e frutos também é válido.

Buffet

Devem prevalecer variedade e qualidade dos produtos oferecidos, formando um conjunto ideal para que todos os clientes sintam vontade de experimentar os produtos.

Confira uma seleção indicada de bebidas e alimentos:

ADOÇANTES CEREAIS FRUTAS BEBIDAS CARBOIDRATOS PROTEINAS E DERIVADOS
Açúcar Granola Maçã Água Croissants Peito de peru
Açúcar
mascavo
Linhaça Banana Sucos Pão de forma Presunto
Mel Aveia Mamão Suco de limão Pão francês Mortadela
Aspartame Amaranto Melão Sucos detox Torradas Rosbife
Sucralose Chia Morango Vitaminas Pães de queijo Salame
Sucrilhos Pêssego Iogurtes Tapioca Ovos mexidos
Uvas Leites Broas de milho Queijo mussarela
Geléias Café Bolo de fubá Queijo prato
Chás Bolo formigueiro Queijo brjanco
Chás gelados Bolo de banana Queijo ricota
Bolo de maça Queijo cottage
Rabanada Creme de ricota
Cookies Requeijão
Mini sanduiches Manteiga
Waffle Iogurte
Coalhada

Aposte em versões integrais e lights. Ter opções vegetarianas e veganas também ajuda a atender às particularidades dos hóspedes.

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Disponível em: https://goo.gl/B8sXED. Créditos: Houang Stephane

Dicas

  • A equipe de serviço deve estar atenta e capacitada para a reposição dos itens no buffet.
  • Os funcionários devem ser bem treinados para a retirada de utensílios da mesa à medida que forem sendo utilizados, mesmo com o cliente à mesa;
  • Antes do atendente solicitar o número do apartamento, é fundamental uma boa recepção de boas vindas com um sorriso no rosto. Expressões como “Olá, bom dia! Como vai?…” ajudam a tornar a relação com o hóspede mais íntima;
  • Música ambiente agradável e noticiário relevante na TV são ótimas indicações, bem como jornais e revistas atualizados;
  • Boa ventilação ou ar-condicionado, principalmente se o estabelecimento for no litoral, também ajudam o cliente a se sentir mais confortável;
  • Estabeleça horários de início da refeição e seja extremamente pontual. No entanto, é preciso ser flexível para o horário de término;
  • Tanto no buffet quanto na mesa deixe guardanapos e adoçantes;
  • Sanduicheiras, torradeiras e máquinas de waffle também agregam bastante valor ao buffet.
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