Breve Histórico da Cerveja – Parte 1

Cervejas

No Brasil o assunto “cerveja” ganhou relevância no cenário gastronômico atual, e, para a grande maioria dos brasileiros, a bendita loira gelada dos comerciais é um estereótipo que está longe de representar a bebida, considerada por muitos uma coisa dos deuses! Vamos neste canal tentar abrir a mente dos interessados por este líquido tão apreciado, mas muitas vezes incompreendido por seus admiradores.

Desde sua descoberta até os dias de hoje, a cerveja é tratada como uma arte da transformação, e, ao longo dos séculos, os ingredientes básicos envolvidos nela foram os mesmos. Há até algum tempo acreditava-se que os ingredientes básicos da cerveja eram água, cereais e temperos. Cereais e temperos! Opa, a cerveja, então, não é o resultado do processo da fermentação de maltes, através de cepas de leveduras, com utilização do lúpulo para saborização, aromatização e conservação. Sim, esta é uma das definições, mais técnica e mais recente do que é a cerveja, cujos ingredientes básicos são a água, o malte, o lúpulo e a levedura (fermento).

 

ingredientes

No entanto, historicamente a cerveja tem origem com a agricultura na região da mesopotâmia (hoje a região do oriente médio) entre o período neolítico e a idade dos metais, algo muito distante dos nossos tempos modernos. Há indícios de que os povos sumérios, babilônicos e egípcios produziam cerveja a partir de cereais maltados (cevada e trigo, em sua maioria) muito provavelmente como fonte de alimento.

A cerveja surge na antiguidade a partir da tentativa de se criar o pão. Por isso a mulher tem um papel fundamental nessa descoberta, uma vez que naquele tempo a responsabilidade de preparar o alimento para a família era uma tarefa da feminina, sendo a ela atribuída a invenção desse líquido que tanto é apreciado pelo Homem.

Os primeiros registros arqueológicos apresentam o povo sumério como sendo a primeira civilização a produzir bebida, sendo que a primeira deusa da cerveja, conhecida por Ninkasi, era uma das divindades idolatrada por eles.

ninkasi
Disponível em: https://www.codaworx.com/project/ninkasi-founders-brewing-company.

Mais recentemente constatou-se que líquidos fermentados, assim como a cerveja, surgiram pelo planeta em períodos distintos, e todos com a finalidade de alimentação, pois ela fornecia energia e vinha de uma fonte confiável. Estas características passaram da antiguidade para a idade média, período no qual, juntamente com o vinho, a ela continuou a ser fonte de alimento. Nessa época, tornou-se a bebida dos menos favorecidos, ficando o vinho destinado à nobreza.

Há muitos eventos e registros históricos que comprovam quão antiga é a arte de se produzir cerveja. Vamos falar mais sobre a história da cerveja no próximo post, trazendo mais dados sobre a bendita loira gelada!

Compartilhe
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on RedditShare on LinkedInEmail this to someone

Notícias

Os ingredientes da cerveja III: a levedura

A transformação de uma sopa de cereais na bebida que hoje é tão apreciada e consumida no mundo todo foi »

VEJA MAIS

Surgimento dos Estilos

Os estudos sobre a história da cerveja mostram que sua classificação por estilos é algo recente. Se para alguns a »

VEJA MAIS